You are currently viewing Yoga e Mitologia – Vishvamitra e Vashista 

Yoga e Mitologia – Vishvamitra e Vashista 

Yoga & Mitologia (4)
– Vishvamitra e Vashista  

Hoje trago-vos a história do rei Vishvamitra e do sábio Vashista.
Alguns já conhecem as exigentes posições Vashistasana e Vishvamitrasana, então aqui vai história por de trás dos asanas.

Certo dia passeava pela floresta o rei Vishvamitra com os seus soldados, quando deram conta de um pequena cabana. Eles estavam esfomeados e decidiram bater à porta.

O sábio Vashista abre a porta e de imediato convida-os para entrar. Conforme se apercebeu que estavam com fome rapidamente ofereceu um gigante banquete ao rei e aos seus soldados. O rei espantado com tanta abundância vinda de um pobre sábio questionou a fonte da sua riqueza. O sábio confessou ter uma vaca (chamada Kamdhenu), uma vaca que lhe concedia todos os seus desejos. Ao ouvir isso o rei disse ao sábio que desejava ter a vaca para si, ao que o sábio respondeu ser a única coisa que tinha e que não lhe oferecia a vaca. 

O rei insistiu a dizer que lhe daria imensa fortuna em troca da vaca.

Mas o sábio recusou, preferindo ficar com a vaca. O rei furioso ordenou aos seus soldados que levassem a faca à força. E em resposta o sábio disse á vaca para desaparecer e aparecer noutro sítio cada vez que os soldados a tentassem apanhar.
Frustrado o rei decidiu ir-se embora com os seus soldados e tornar-se sábio.

Desde esse dia mudou-se para a floresta e desistiu de todo o seu reinado, passando os dias a estudar, lendo as escrituras sagradas, a meditar e a fazer toda a categoria de práticas de Yoga.
Milhares e milhares de anos passaram-se, até que um dia Vishvamitra percebeu que já era um sábio. Ele atingiu tal paz mental e sabedoria que percebeu que já não queria a vaca.

As melhores coisas da vida não se conquistam pela força, mas sim através da sabedoria e autoconhecimento 
E tu que lições tiras desta história? 

As melhores coisas da vida não se conquistam pela força, mas sim através da sabedoria e autoconhecimento 
que lições tira desta história? 

Entre em contacto